Cuide de seus pés, evite unha encravada e saiba o que NÃO deve fazer

unha encravada

A unha encravada no pé é um problema muito comum, infelizmente.

Muitas pessoas não dedicam aos pés os cuidados que eles precisam – e merecem. Afinal, na correria do dia a dia, é fácil acabar se descuidando.

Mas você deve lembrar: a saúde dos seus pés é muito importante para garantir sua qualidade de vida.

Os pés são nossa base de apoio e equilíbrio e as unhas desempenham um importante papel na proteção deles.

A unha encravada pode doer muito, inflamar e até mesmo ser perigosa para sua saúde, em alguns casos. Por isso, é importante que você aprenda a prevenir e tratar esse problema.

A seguir, vamos falar sobre como manter seus pés saudáveis e o que precisa saber sobre unha encravada! Incluindo o que fazer e o que não fazer para aliviar esse incômodo.

Como manter os pés saudáveis?

Nossos pés e unhas, por serem partes da extremidade inferior do nosso corpo, estão frequentemente em contato com o chão. Isso é, um local suscetível a todo tipo de contaminação.

O risco aumenta quando o ambiente é mais propício a proliferação de fungos e bactérias como, por exemplo, em clubes, piscinas, saunas, areia de praias e outros.

Para manter nossos pés sempre saudáveis, devemos:

  • Lavar bem os pés com sabonete e água, lembrando-se de esfregar entre os dedos e por cima das unhas;
  • Enxugá-los completamente, principalmente entre os dedos;
  • Trocar de sapatos (aqueles de uso diário) pelo menos a cada dois dias, para que o
  • sapato possa ventilar. Isso evita a proliferação de fungos e bactérias.
  • Sempre que possível, coloque os sapatos para tomar sol após a higienização;
  • Se ocorrer mal cheiro, use produtos específicos;
  • Observe os pés com atenção a qualquer sinal diferente, dores, manchas ou coceira. Você pode estar com frieiras ou micoses, patologias que são adquiridas com muita facilidade devido a vulnerabilidade desse órgão;
  • Nunca deixe produtos químicos (água sanitária, detergente, desinfetante etc) entrarem em contato direto com seus pés ou unhas. Utilize sempre um calçado que o proteja;
  • Para quem faz uso de esmaltes, é importante retirá-lo completamente pelo menos 2 dias antes de fazer um novo procedimento. Isso irá permitir que sua unha receba o mínimo de oxigenação necessária;
  • O corte doméstico (feito por você mesmo ou manicures) deverá ser feito sempre acompanhando o formato do dedo, apenas em sua borda livre (parte esbranquiçada após separação do dedo).
  • Os cortes nos cantos só podem ser feitos por profissionais com formação em podologia e com instrumentação devida e esterilizada;
  • Não faça ou não permita que retirem cutículas em excesso. Essa prática pode causar lesões que podem ser seguidas de sangramento, infecções ou inflamações e pus.

Manter seus pés saudáveis é sempre a melhor forma de evitar que problemas como unha encravada, micoses, dores apareçam.

No entanto, se sua unha já esta encravada, é preciso começar um tratamento mais específico.

Unha encravada: o que não fazer?

A unha encravada acontece quando parte da pele do dedo impede o crescimento da unha. Ela começa, então, a crescer por baixo do tecido cutâneo.

A unha eventualmente perfura a pele, o que causa a inflamação e, consequentemente, inchaço, dor e vermelhidão.

No caso de surgir dor nos cantos das unhas, não tente retirar a parte (o canto) que está lhe incomodando, pois o corte errado cria pontas agudas que perfuram a pele, ocasionando infecção.

É importantíssimo frisar: nunca tente tratar unha encravada ou inflamada em casa. É fundamental procurar um especialista: médico ou podólogo.

Se ocorrer infecção, inflamação com ou sem presença de pus é imprescindível fazer a higienização local com água, sabão, soro e antissépticos. Em seguida, proteja o dedo para evitar pressão, pancadas e contaminação.

Após esses cuidados iniciais procure com urgência um Podólogo (profissional que tenha qualificação em podologia). Observe os cuidados com higiene e esterilização do local e dos materiais.

Lembre-se que o que causa a infecção é uma lesão que se rompeu, e, por estar aberta, é uma porta de entrada para fungos e bactérias. Mesmo que a abertura não seja visível!

Jamais introduza palitos, cortadores de unha ou qualquer objeto perfurante ou cortante. Além de oferecer grande risco de contaminação, isso ainda pode causar um falso alívio, caso você consiga retirar uma parte da unha que está pressionando.

Somente especialistas possuem instrumentos adequados para tratar sua unha encravada e evitar que fiquem pontas ou pedaços de unha ou pele, que podem agravar o problema.

Infecções, por menores que sejam, merecem toda atenção e cuidado. Isso porque oferecem riscos de cair na corrente sanguínea, podendo trazer consequências gravíssimas, inclusive óbito.

Procure um especialista em unha encravada

É sempre importante lembrar que você deve procurar um especialista, médico ou podólogo imediatamente, em especial nas seguintes situações:

  • Se a unha está inflamada ou com pus;
  • Se não é possível mexer na unha;
  • Se o dedo estiver muito inchado ou se a circulação parecer estar presa;
  • Se houverem lesões na região afetada;
  • Se você estiver sentindo muita dor para caminhar;
  • Se você tiver histórico de problemas com má circulação;
  • Se sentir formigamento nos pés ou dedos;
  • Se os pés estiverem avermelhados ou arroxeados;
  • Se você estiver com febre;
  • Se você tem diabetes.

Caso você tenha unha encravada com recorrência, o podólogo irá fazer uma avaliação detalhada e planejar um tratamento para tratar a causa do problema.

Por exemplo, podem ser usadas órteses, dispositivos simples capazes de corrigir ou reestruturar a unha, para evitar novas ocorrências.

Caso queira conhecer os tipos de órteses utilizadas, leia a matéria: Conheça os tratamentos e saiba o que fazer com uma unha encravada.

Não esqueça: não tente desencravar a unha em casa, pois isso pode acabar piorando a situação.

Procure um podólogo para que você possa fazer o tratamento da maneira correta e receber orientações específicas para o seu caso.

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
Whatsapp