Como tratar unha que sempre encrava, sem cirurgia, utilizando métodos comprovado: viva sem dor

Como tratar unha que sempre encrava, sem cirurgia, utilizando métodos comprovado: viva sem dor

As unhas encravadas, ou Onicocriptose, como são chamadas na podologia tratam-se de uma condição clínica caracterizada pela penetração da unha nas bordas dos dedos.

Em geral, apresentam estados inflamatórios onde há presença de pus, dor e aumento de temperatura local.  Em casos mais graves, a unha encravada pode até mesmo alterar a forma de caminhar do paciente.

É muito importante ressaltar que as unhas encravadas nunca devem ser tratadas em casa. Este problema exige tratamento especializado como do podólogo.

Esse profissional possui conhecimento, experiência e equipamentos adequados para resolver o problema, sem colocar sua saúde em risco. Tentar realizar o procedimento em casa pode causar infecções ou até mesmo piorar o quadro.

Nesse artigo, você vai aprender mais sobre a unha encravada, suas causas e alguns tratamentos feitos pelos podólogos para resolver esse problema.

Quais são as causas das unhas encravadas?

A unha encravada pode surgir devido a diversas situações como:

  • Cortes errados nas unhas, muito curta ou com as bordas muito arredondadas;
  • Sapatos apertados (bico fino): podem pressionar excessivamente os dedos, empurrando a unha e pressionando as laterais que machucam a pele do seu dedo;
  • Sapatos folgados demais: também temos um problema, pois os pés deslizam dentro dele, casando atrito que pode alterar o formato das unhas;
  • Alterações posturais, o caminhar faz pressão nas unhas e pode encravar;
  • Unhas muito grossas ou muito finas;
  • Doenças que podem causar deformações ou lesões como artrose;
  • Joanetes também são causas comuns para encravar as unhas.

Encontrar a causa do problema é o primeiro passo para fazer o tratamento adequado das unhas encravadas. Assim, é possível tratar o problema em sua raiz, evitando que ele volte a aparecer.

Quais são os tratamentos para a unha encravada?

Para tratar as unhas encravadas, é fundamental procurar um podólogo. Na Podologia, os tratamentos podem ser realizados de diversas formas, dependendo do que é recomendado para seu caso em específico.

O podólogo também dispõe de todo o equipamento e conhecimento necessários para corrigir o problema sem causar machucados e feridas. E principalmente, poderá identificar e tratar a causa do problema, evitando que a unha simplesmente volte a encravar com o tempo.

Por exemplo, no caso da unha encravada ser causada por alterações na curvatura das unhas, o podólogo poderá utilizar órteses para fazer a correção.

As órteses são um dispositivo externo de apoio, fixado na unha pelo podólogo. Elas funcionam aplicando força de tração, como uma alavanca, para mudar aos poucos a curvatura da unha. No entanto, em alguns casos, ainda há a necessidade de remoção parcial.

encravada

No geral, é possível alcançar ótimos resultados com este método. No entanto, ele só é recomendado se a causa das unhas encravadas for uma alteração na curvatura das unhas.

Existem diferentes tipos de órteses voltadas para o tratamento de unhas encravadas. Elas variam em material e em força de tração, para garantir que cada caso seja tratado da maneira certa para suas particularidades.

Outros tipos de órteses podem ser utilizadas para corrigir a postura dos dedos, fator que também pode influenciar no aparecimento de unhas encravadas e outros problemas nos pés.

encravada

As órteses são capazes de corrigir diversas situações onde antes, seria necessário fazer a remoção parcial da unha.

Para isso, procedimentos chamados de espiculaectomias são necessários.

O objetivo do procedimento é remover a parte encravada da unha, para auxiliar na normalização do dedo e o desaparecimento da dor e das condições que caracterizam a unha encravada.

Por que você não deve tratar a unha encravada em casa?

Infelizmente, você pode encontrar na internet diversas recomendações de procedimentos caseiros para tratar as unhas encravadas. No entanto, eles são muito perigosos e podem piorar o quadro.

Não é recomendado cortar os cantos das unhas em casa, cortar a parte encravada ou colocar gaze e algodão para “levantar” os cantos das unhas.

Isso porque esses procedimentos, que parecem simples, se feitos de maneira incorreta, podem agravar o problema.

Seus pés estão sempre em contato com bactérias, fungos e outros agentes externos. Tentar desencravar as unhas em casa pode causar ferimentos, que são uma porta de entrada para esses agentes no seu organismo.

Isso é especialmente perigoso para pacientes idosos ou com diabetes.

Então, não brinque com sua saúde! Consulte um podólogo e sempre siga as seguintes recomendações:

  • Não tente levantar os cantos das unhas em casa. A correção da curvatura exige o uso de órteses aplicadas por um profissional.
  • Não corte a pele que cresce por cima do canto encravado da unha. Você pode causar ferimentos graves, infecções e até mesmo fazer com que a parte encravada se torne maior.
  • Não utilize nenhum medicamento ou produto nas unhas encravadas sem a recomendação de um médico.
  • Se os seus pés estão inchados ou se há vermelhidão ou pus na região da unha encravada, procure um médico imediatamente.
  • Não use sapatos muito apertados e procure alternar os calçados que utiliza no dia a dia, higienizando-os e colocando-os no sol quando não estiverem sendo usados.
  • Em casa, prefira apenas lixar as unhas com uma lixa de papel descartável.

Ao longo do tratamento das unhas encravadas com um podólogo, é de praxe retornos nas consultas regulares para que a chance de recidivas não exista.

Esse profissional irá também tratar o problema de acordo com sua causa. Ou seja, poderá identificar o método de tratamento mais adequado para o seu caso, em específico.

Seus pés são muito importantes, e merecem todo o cuidado. Você não precisa conviver com dores, problemas e desconforto neles.

Consulte um podólogo: marque hoje mesmo sua avaliação.

Verificar se as fotos estão corretas e se o podólogo possuir fotos próprias, é o ideal.

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
Whatsapp